O coordenador-geral da Comissão de Responsabilidade Social do SESCON-SP, Manoel de Oliveira Maia, representou o presidente José Maria Chapina Alcazar no "1° Fórum de Aprendizagem Profissional: Os Desafios do Primeiro Emprego", realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo.
Durante a solenidade de abertura do evento, o secretário da pasta, Marcos Cintra, fez uma pergunta para reflexão: "Como inserir os jovens no mercado de trabalho sem prejuízo à educação?", questionou ele, ressaltando que esse é o grande desafio de São Paulo e do Brasil.
Realizado do Centro de Apoio ao Trabalho - CAT da Luz, o evento abrigou uma palestra sobre o "Panorama da Lei da Aprendizagem Profissional na Cidade de São Paulo", proferida pelo gerente do Núcleo de Programas Sociais da SRTE/SP, Atílio Machado Pepe, e ainda com a mesa redonda "A Realidade Atual das Empresas e das Associações.
O seminário contou ainda com as presenças do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Luiz Antonio de Medeiros, do superintendente Regional do trabalho e Emprego em São Paulo, José Roberto de Melo, do coordenador da UNICEF em São Paulo, Silvio Kaloustian, entre outras autoridades e representantes de entidades.
Já o vice-presidente da AESCON-SP, Salvador Strazzeri, representou o presidente José Maria Chapina Alcazar, no dia 12 de maio, na solenidade de diplomação das turmas masculinas e femininas que concluíram o curso de Qualificação Profissional pela Legião Mirim de Vila Prudente.
O curso aborda a rotina de um escritório, conhecimentos de informática, aulas de cidade, técnicas comerciais, relações humanas, além de atividades sócio-educativas.
Por ano, mais de 350 jovens participam das oficinas oferecidas pela instituição, que é uma das parcerias do SESCON-SP na ação Desenhando o Futuro do programa Sescon Solidário.